Novo Programa Garante Acesso a Saúde Mental e Nutrição para Estudantes do Ensino Superior
06 de Setembro de 2024Uma excelente notícia para os estudantes do ensino superior em Portugal! A partir de 30 de setembro, será possível agendar consultas de psicologia e nutrição de forma gratuita, através de uma nova plataforma online. Esta iniciativa, anunciada pela Ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, visa facilitar o acesso a cuidados de saúde mental e nutricional, que se revelaram cruciais, especialmente após a pandemia de COVID-19.
O acesso às consultas será feito através da plataforma Gov.pt, onde os estudantes poderão escolher o profissional de saúde com quem pretendem marcar consulta, tendo à disposição uma vasta rede de psicólogos e nutricionistas distribuídos por todo o território nacional.
O Estado assegurará o financiamento das consultas, sendo atribuídos cheques aos estudantes para que possam efetuar o pagamento aos profissionais de saúde.
A pandemia de COVID-19 veio acentuar a necessidade de cuidados de saúde mental, nomeadamente a ansiedade, que se tornou um problema cada vez mais comum entre os jovens. Por outro lado, a importância da nutrição para o bem-estar físico e mental também tem sido cada vez mais reconhecida.
Este novo programa surge, assim, como uma resposta às necessidades dos estudantes, que muitas vezes enfrentam dificuldades em conciliar a vida académica com os cuidados de saúde.
O investimento previsto para este programa é de 2,25 milhões de euros em 2024 e de cerca de 5,6 milhões de euros em 2025. Serão disponibilizadas 100.000 consultas de psicologia e 50.000 consultas de nutrição no presente ano letivo.
Este novo programa vem complementar a oferta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), proporcionando aos estudantes um acesso mais rápido e personalizado a cuidados de saúde mental e nutricional.